PROPÓSITO DE VIDA

Tenho conversado com muita gente e noto uma certa preocupação quando o assunto é propósito de vida.

Parei para pensar a respeito e me dei conta que ter um propósito é ter um objetivo a alcançar. Só que para que esse propósito se concretize você precisa estar disposto, motivado e mais, deve empenhar todos os seus esforços para alcançar este objetivo. Ou seja é aquilo que você estaria preparado para fazer todos os dias para conquistar o seu sonho. Perseverar e acreditar.

Andei pesquisando e vi que vários propósitos fazem sentido na vida das pessoas, quer saber quais, dá uma olhada:

– Fazer algo que contribui para o bem-estar dos outros, por meio de trabalho voluntariado, educação, arte ou qualquer forma de expressão criativa.

–  Ter uma jornada de autodescoberta – conhecer a si mesmos, explorar seus interesses, talentos e paixões, e viver de acordo com suas próprias habilidades.

– Muitas vezes está totalmente ligado à família e aos relacionamentos. Criar uma família unida, manter relacionamentos saudáveis ​​e apoiar os entes queridos pode ser o núcleo do propósito de vida de alguém.

– O propósito de vida pode ser também uma busca contínua de conhecimento e crescimento pessoal.

– Há quem defenda que propósito tem a ver com superação de desafios e adversidades.

Entretanto, o que todos sabemos é que nosso propósito pode se manifestar em diferentes áreas de nossas vidas e em diferentes momentos. Que tal fazer uma reflexão e mapear o seu, ou melhor, os seus propósitos, seguindo algumas dicas:

  1. Como o propósito é uma jornada, que tal fazer uma autorreflexão e buscar o autoconhecimento. Às vezes é preciso coragem para não fazer aquilo que a sociedade espera de você, mas aquilo que faz sentido para você.
  2. Imagine que seu propósito de vida é seu refúgio no qual você passa por altos e baixos da vida e não desiste.
  3. Pense que o seu propósito é uma luz que te guia e te dá forças para você levantar de manhã, enfrentar desafios e celebrar as alegrias.
  4. Identifique suas habilidades naturais e aquilo em que você se destaca. Muitas vezes, o propósito está ligado ao uso de nossos talentos para fazer a diferença.
  5. Esteja aberto a mudanças e evoluções em seu propósito de vida. Esteja disposto a se adaptar, seu propósito pode se transformar ao longo do tempo.
  6. Não tenha pressa, encontrar seu propósito de vida pode ser um processo demorado. É preciso paciência e perseverança.

Imagino que depois de ler isso você deve estar se perguntando, afinal qual é meu propósito mesmo? Vou conversar com alguém. Vamos nos falar?

Abs

Silvio

SILVIO ACHERBOIM – CEO da ACHER CONSULTORIA E TREINAMENTO é apaixonado por gente e se especializou em desenvolver talentos. Com seus 30 anos de experiência em educação corporativa, soft skills, formação de times de alta performance, desenvolvimento de produtos, vendas e negociação, desperta nas pessoas a busca por meta competências como: comunicação, criatividade, empatia, visão holística dos negócios, liderança, capacidade em tomar decisões e agir, inovação e aprendizado contínuo. Assume que criar, inventar e treinar essas habilidades são sempre o melhor caminho para a construção do cotidiano. Nesses 23 anos no comando da ACHER já treinou mais de 100 mil pessoas em 120 diferentes empresas. Tem mostrado às pessoas que elas podem ser protagonistas e transformando seu dia a dia e sua carreira com motivação, enxergando e implementando soluções disruptivas. Autor de dois livros: “Negócio Fechado”, que já está em sua 10ª edição e “Vai lá e Vende”, com cerca de 3 mil exemplares distribuídos para diversas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *