MARKETING PESSOAL – Investindo em você

Sente vergonha de falar sobre si e acaba não conseguindo dizer exatamente como é, como pensa e a que veio?
Bem-vindo (a) somos muitos nessa mesma condição, mas não para sempre…
Neste texto vamos ver que existem muitas alternativas para sair dessa e juntos vamos encontrar aquela que fará mais sentido para você e que tenha seu jeito único de ser, porque tem que ficar com a sua cara.
Bem, não importa qual seja sua profissão, você precisa de alguma forma valorizar as suas habilidades e seus diferenciais.
Se você conversar com um marketer – o especialista em marketing ele vai te informar que o marketing pessoal é uma técnica utilizada por profissionais da área, para fortalecer a imagem de uma pessoa, promover seu trabalho e aumentar sua reputação, tornando-a referência em determinado assunto.
O marketing pessoal é uma ótima oportunidade para promover seus diferenciais e mostrar a forma como você faz o seu trabalho.
Pesquisando empresas que são especialistas no assunto, selecionei 5 dicas poderosas para o pontapé inicial, dá uma espiada se a gente não é capaz de fazer isso:

  1. Identifique seu propósito e seus objetivos: é importante estabelecer uma coerência entre o que a gente faz e o que desejamos conquistar. Alinhar objetivos profissionais e pessoais ajuda a criar uma imagem profissional ética, além de auxiliar no seu autoconhecimento e te ajudar a estar sempre motivado no que faz.
  2. Entenda seus pontos fortes – e suas fraquezas também. Isso o ajudará a se tornar um profissional completo e atualizado. A análise SWOT – sigla em inglês que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, ainda muito usada nas ferramentas de coaching, favorece a descoberta de onde você precisa melhorar e prestar mais atenção.
  3. Transforme-se em uma marca: invista em branding, o que é isso afinal? Crie uma forma das pessoas te identificarem facilmente. Investindo em uma logo única ou alguma outra assinatura, pode te ajudar a causar um apelo visual positivo nas pessoas que você deseja influenciar.
  4. Trabalhe sua comunicação verbal, saiba falar de forma clara e objetiva, pois é dessa forma que causamos mais impacto nas pessoas. Invista em cursos de oratória e desenvolva um pitch ou seja, argumente suas ideias de forma a despertar o interesse e o engajamento dos que estão te ouvindo. O poder da comunicação assertiva já foi testado e aprovado e nós já falamos disso por aqui. É a partir dela que as pessoas começam a desenvolver uma melhoria em suas conversas, negociações a até mesmo apresentações.
  5. Seja ativo nas redes sociais, essa é uma parte significativa do marketing pessoal. Compartilhe suas conquistas e projetos em sua área. Discuta assuntos que possam agregar ao seu conhecimento.
  6. Invista constantemente no seu conhecimento, isto com certeza significa seu maior tesouro, mantenha-se atualizado e faça cursos que possam enriquecer seus conhecimentos sobre sua área de trabalho.
  7. Para te dar um pouco mais de “inputs” seguem mais 5 ferramentas, vamos a elas:
  8. Tenha um portfólio de seus materiais ou trabalhos desenvolvidos, nele deverá constar suas habilidades, competências, qualificações e experiências. Diferentemente do currículo, o portfólio é uma coleção de amostras de trabalhos que você já realizou.
  9. Tenha anotações fáceis para consultar – hoje chamado de Bullet Journal – quando você personaliza as folhas de um caderno para se organizar, planejar suas atividades e acompanhar seus hábitos.
  10. Controle suas finanças tenha as despesas e receitas controladas para não cair em tentação ou desespero.
  11. Escolha em qual plataforma digital você vai divulgar seus conteúdos: videoaulas; e- books; áudio books; screencasts – ou vídeo on screen, captura de tela ou apenas vídeo capturado.
  12. Cuide de sua imagem visual. As pessoas olham seu rosto e sua postura nas redes antes de fazer qualquer tipo de negócios e escolhas.
  13. E então? Percebeu que o primeiro passo para falar de você é acabar de uma vez por todas com o preconceito de que sucesso é uma coisa feia e que falar no que a gente é bom soa como presunção?
  14. Ser você mesmo e assumir suas limitações, é a regra básica para começar a preparar seu marketing pessoal. O autoconhecimento é fator preponderante para uma postura autêntica.
  15. Para provar suas competências a maneira mais direta e assertiva é demonstrando. Ajude pessoas a resolverem seus problemas, mostre que você tem capacidade para fazer. Se for publicar suas ideias, escreva sobre algum assunto no qual você se destaca, faça um podcast, convide amigos para um sarau de ideias. Fique bastante atento aos meios digitais, seja autêntico, seja sempre você mesmo, venda sua imagem do jeito que você é e pratica no dia a dia.
  16. E aí? Aceita o desafio? Eu topo estar ao seu lado.
  17. Abs.
  18. Silvio
  19. SILVIO ACHERBOIM – CEO da ACHER CONSULTORIA E TREINAMENTO é apaixonado por gente e se especializou em desenvolver talentos. Com seus 30 anos de experiência em educação corporativa, soft skills, formação de times de alta performance, desenvolvimento de produtos, vendas e negociação, desperta nas pessoas a busca por meta competências como: comunicação, criatividade, empatia, visão holística dos negócios, liderança, capacidade em tomar decisões e agir, inovação e aprendizado contínuo. Assume que criar, inventar e treinar essas habilidades são sempre o melhor caminho para a construção do cotidiano. Nesses 23 anos no comando da ACHER já treinou mais de 100 mil pessoas em 120 diferentes empresas. Tem mostrado às pessoas que elas podem ser protagonistas e transformando seu dia a dia e sua carreira com motivação, enxergando e implementando soluções disruptivas. Autor de dois livros: “Negócio Fechado”, que já está em sua 10ª edição e “Vai lá e Vende”, com cerca de 3 mil exemplares distribuídos para diversas empresas.

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